4

Síndrome de Lúcifer

"Ultimamente eu só tenho observado algumas coisas, pessoas querendo mostrar que elas são importantes ou seus sobre seus projetos, frases faladas com ênfase em cargos, nomenclaturas ou marcas, isso me fez lembrar um palavra chamada Síndrome que é definida como um conjunto de reações, ou “reunião de sinais e sintomas provocados por um mesmo mecanismo e dependentes de causas diversas”. Exemplo a “Síndrome de Peter Pan”, refere-se a um conjunto de atitudes desenvolvidas por pessoas que não conseguem sair da “terra do nunca”, se satisfazem nas suas fantasias e se recusam a crescer e a assumir as implicações da maturidade.

Agora quando saímos da cultura e entramos no “gospel” falamos da “síndrome de lúcifer”, que é conjunto de comportamentos humanos que imitam este ser, para uns mitológico, mas que a Bíblia afirma sua pessoalidade, com desejos, vontade, projetos, estratégias e caprichos.

A primeira característica desta síndrome é uma obsessiva tendência narcisista. Como me irrita uma pessoa que é narcisista ao ponto de fazer disso uma autoestima inabalável que é totalmente maligna. Pessoas assim não aceitam senão a primazia, gostam de holofotes, bajulação e se alimentam da glória que o fausto lhe concede. Imaginem o líder de uma banda, pregador, pastor, amigo que só quer saber de se aparecer para seus outros amigos. O orgulho não é uma virtude é um vicio. Lúcifer é show off, adora aparecer, apesar de ser um ser de sombras e penumbras, e talvez aí resida seu grande erro estratégico. Seu narcisismo é tão exacerbado que não suporta o anonimato e se revela sendo assim desmascarado quando vem para a luz.
O grande problema dessa síndrome é que ela faz a pessoa ter uma visão equivocada de si mesma, mergulhando-a facilmente nas águas turvas da auto glorificação. O ser humano gosta de ser o centro das atenções. O mal que constantemente desfrutamos, gostamos de compartilhar com outras pessoas, à semelhança de Eva. Trocamos a pessoa de Deus, sua presença e suas bênçãos, porque sempre pensamos que pode haver algo melhor do que aquilo que Ele está fazendo por nós e em nós.Aqueles que se deixam seduzir pelas propostas sedutoras de lúcifer tornam-se semelhantes a ele e caem. Simples assim, o difícil é quem tem essa síndrome não consegue perceber sem antes limpar a visão.

Hipócritas

“Hipócritas são fanáticos por aprovação. Temos uma necessidade quase sufocante de agradar, e isso torna difícil dizer não, mesmo quando a resposta certa é não. Hipócritas têm o habito de se comprometer demais com pessoas, projetos e causas, e isso geralmente nos faz infelizes, pois nosso esforço tem pouco a ver com compromisso pessoal e se explica mais pelo medo de não vivermos à altura das expectativas dos outros. O pior é que geralmente conseguimos o que desejamos, pois quem não gosta de uma pessoa que sempre diz sim? O hipócrita espera nunca ter uma resposta direta para essa pergunta.”

“Nós, hipócritas, ocultamos ou disfarçamos nossos verdadeiros sentimentos para conseguir o que queremos. Isso torna impossível a transparência emocional. Hipócritas são levados por um desejo compulsivo de parecer perfeitos. Esperamos que todos admirem e ninguém nos conheça de verdade.”

“Para o hipócrita a questão não está em ganhar ou perder, mas em como parecer jogando.”

falsos, medidos e impostores. Brennan Manning

Jota Mossadihj 

4 comentários:

Lavrador disse...

Gosto de algumas coisas do que você diz. especialmente quando critica aqueles que se enaltecem a si mesmos ao invés de enaltecerem a Deus! Falam como cristãos e aproveitam-se desse facto para enriquecer à custa dos mais pobres...Jesus foi bem explicito “quem quer ser importante faça-se servo de todos”. Este tipo de doutrina briga contra a lógica do mundo, mas ainda não consegui encontrar uma única declaração de Jesus vazia de conteúdo, ou de sentido!

Anônimo disse...

Heeey (:
Eu amei o blog de vocês em cada detalhe! Parabéns pela iniciativa!
Eu criei um blog ontem e vou adicionar vocês lá, ok?
Deus continue abençoando!

Anônimo disse...

Te indiquei para o "Olha que Blog Maneiro". Leia meu post para mais informações: http://toworshipyou.blogspot.com/2009/02/olha-que-blog-maneiro.html

beijos. fique com Deus

Danilo disse...

Ola Pessoas!

Como disse o Al Pacino, interpretando o próprio rabudão: Vaidade, meu pecado favorito!

Vi seu link no blog de um amigo e vim conhecer. Gostei muito. Vou segui-lo. Aproveito para apresentar o meu blog o Genizah e recomendar uma visita.

Tudo de bom!

Em Cristo,

Danilo

http://genizah-virtual.blogspot.com/